Hospital Gaia/Espinho testa com êxito "armário inteligente" de farmácia.
Centro Hospitalar implementa sistema pioneiro para apurar segurança na farmácia
É o primeiro hospital público, em todo o país, a implementar esta nova tecnologia: um investimento co-financiado em 75% pela Administração Central do Sistema de Saúde – ACSS. De forma a apurar os níveis de segurança da Farmácia Hospitalar, o Centro Hospitalar Gaia/Espinho implementou um novo sistema de distribuição e armazenamento de medicamentos, que utiliza a tecnologia RFID – Identificação por Rádio Frequência, de forma a garantir um alto nível de segurança, quer para o utente, quer para o profissional.
Ainda mais segura para o utente e para o profissional, esta nova tecnologia está a ser utilizada, numa primeira fase, no controlo da medicação de ambulatório que representa, no universo hospitalar, mais de 50% do total dos custos com produtos farmacêuticos. Entre a medicação de ambulatório, encontram-se, por exemplo, os produtos biológicos e os destinados ao tratamento de doenças infecciosas, ambos de custo muito elevado. O novo sistema traduz-se em blocos de armários, com uma estrutura adaptada a um ambiente controlado por radiofrequência, incluindo filtragem para o exterior e optimização do ambiente interno de leitura.
Os dois aspectos mais importantes a ter em conta no armazenamento e distribuição de medicamentos são a segurança e rastreabilidade. Com o novo Armário Inteligente RFID, passa a ser possível obter informação de todos os produtos existentes numa área controlada, inscrever a data de validade e controlar as quantidades movimentadas.